Como a mulher pode ser ajudadora do homem – Parte 2

Continuando o artigo sobre a mulher e seu papel de ajudadora, vou falar agora sobre a oração, como a esposa pode ajudar seu marido em oração.

Como já citei, o homem é o líder espiritual da família, ou seja, cabe a ele incentivar sua família na busca ao Senhor, mas a mulher também tem um papel importante, como a Bíblia diz:

A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a destrói com suas próprias mãos” (Provérbios 14:1).

Para prosseguir neste artigo, o dividirei a partir de agora em duas sessões, uma para casal cristão e outra para o casal onde apenas a esposa é cristã.

1) Casal Cristão

A mulher que tem a sabedoria de Deus, ao ver que seu esposo está desanimado (já não busca tanto a presença de Deus como antes, não lê mais a Bíblia, não faz mais o devocional em família)  vai  focar suas orações em pedir a Deus para que seu esposo seja reanimado na fé e também deve incentivá-lo.  Algumas sugestões:

* Ler a Bíblia  – você pode sentar e ler alguma passagem e perguntar a ele o que ele acha, se ele entende o mesmo que você sobre a passagem, ou seja, você vai ler e chamá-lo para conversar e no final estarão lendo juntos, cultive esta atitude diariamente e você verá que ele mesmo  passará a ler a Palavra e comentar com você;

* Oração – você pode chamá-lo para orar com você ou então você começa a orar, certamente ele se sentirá incomodado de ver você orando por ele, pela família e se ajoelhará ao seu lado.

* Ir à Congregação – se seu esposo está desanimado ao ponto de não querer ir mais aos cultos, a melhor ajuda que você pode dar a ele é não parar de ir (a não ser que ele peça para que você não vá uma vez ou outra). Continue comparecendo aos cultos e o chame para te acompanhar, diga que sente falta dele ouvindo a Palavra ao seu lado, quando voltar do culto diga quais pessoas perguntaram por ele.

* Liderança – diga a ele de forma “gentil” que ele é o líder da família e que você precisa que ele tome esta posição diante de Deus para que tudo vá bem.  Fale de uma forma que ele entenda que sem ele nesta posição as coisas acabam não dando tão certo.

* Lembrança – relembre junto com ele tudo o que Deus já fez por vocês dois desde quando ainda eram crianças até hoje e fale também das expectativas, sonhos que vocês tinham que ainda não se realizaram, mas que irão se realizar em nome de Jesus.

Amada irmã, você deve incentivá-lo a retomar a caminhada na fé e não critica-lo ou fazer cobranças severas demais. Tente se colocar no lugar dele e entender que ele precisa de ajuda e não recriminação.

 2) Casal onde apenas a esposa é cristã

Querida irmã, imagino qual seja sua luta diária por ter um esposo que não anda segundo o conselho de Deus, na doutrina da fé; mas, você deve agir conforme o conselho de Paulo:

“Aos mais digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte vossos filhos seriam impuros, porém, agora, são santos. Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos não fica sujeito à servidão, nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz.” (I Coríntios 7:13-15).

Então irmã, não abandone seu esposo, sendo que ao dizer abandonar, não me refiro ao ato da separação, mas sim do abandono estando junto, não deixe de orar por ele, de convidá-lo para ir na Igreja ou num evento evangélico se assim ele preferir, o que você não pode é pressioná-lo demais, parecer chata porque ai ele vai achar que servir a Deus é ser chato..

Algumas dicas:

* Bom Testemunho – essa é a chave para evangelizar qualquer pessoa, principalmente familiares… as atitudes falam mais do que as palavras.. você pode falar muito bem de ser evangélica, mas se você não age de forma que testifique isto, suas palavras parecerão mentiras. Tenha uma vida feliz.. demonstre isto que você é feliz, não fique amargurada pela casa, reclamando de tudo, resmungando, falando mal dos irmãos da igreja, da liderança, irmã… demonstre que ser cristã é a melhor coisa do mundo.

* Cuide da sua casa e do seu marido – as pessoas no geral confundem um pouco a ordem de prioridade que devemos dar na nossa vida.. 1º)Deus 2º)Família 3º)Trabalho 4º)Atividades da Igreja – entendeu? A FAMÍLIA vem antes das inumeras atividades que você tem na Igreja. Irmã, não deixe de dar atenção ao seu marido ou filhos porque tem ensaio na igreja, primeiro você tem que cuidar da sua casa e depois você cuida da Igreja.  Cuidar da casa é, além de amar seu marido e filhos e cuidar do bem estar, alimentação, dar carinho, conforto é também manter sua casa, físicamente falando, arrumada, organizada, limpa.

Autoria do Artigo: Paula Brites

6 respostas para Como a mulher pode ser ajudadora do homem – Parte 2

  1. Cristiano Cortez disse:

    Excelente artigo Paula !!! Que Deus continue derramando mais sabedoria em seu viver e proceder !!! Continue assim que está sendo benção pra minha vida !!!!! Fica na pazzzz

  2. Pingback: Tweets that mention Como a mulher pode ser ajudadora do homem – Parte 2 | Familia Projeto de Deus -- Topsy.com

  3. Simone disse:

    É maravilhoso saber que podemos aprender cada vez mais com irmãos capacitados por JEOVÁ DEUS, sendo assim, continuarei absorvendo estes artigos para a minha edificação espiritual. Brilhante publicação Paula Brites, parabéns!
    Que DEUS lhe preencha cada vez mais com sua sabedoria. Um abração e fique na Paz do Senhor!

  4. Elaine disse:

    Parabéns pelo seu Ministério. Tem sido uma Benção em minha vida.
    Que Deus te abençoe abundantemente e te guarde.

Deixe um comentário